ARTIGOS

Artes marciais e o Reiki

Artes marciais e o Reiki

Hoje irei falar das habilidades energéticas de um mestre de artes marciais. Muitas pessoas não sabem que no Japão, muitos mestres de Karaté, Aikido, Judo e outras artes marciais são excelentes terapeutas energéticos, equiparando-se aos mestres de Reiki atualmente. Essa capacidade não é aprendida como hoje fazemos em formações de Reiki, mas no treino mental e físico como muitos praticantes de artes marciais fazem diariamente. Na Tailândia o “kickboxing” e o Muay thai detêm ensinamentos de cura pelas mãos, em casos de lesões de músculos e ossos, equiparando ao ensinamento dado aos terapeutas de Reiki atualmente. Muitos antigos mestres de artes marciais, defendem que as artes marciais são um caminho para a clareza e aprofundamento espiritual de um praticante.

Isso é conseguido através da disciplina do corpo e da mente. Os exercícios de aquecimento e alongamentos, são parecidos aos exercícios energéticos do Tai-Chi chinês e do Ki-Kong-Do japonês. As técnicas ensinadas além de sabermos defender de adversários e aprendemos técnicas de defesa e de ataque, são ditas imensas vezes que só serão aplicadas em último recurso. Isso porque ao sabermos que podemos derrubar com facilidade o adversário, a consciência obriga a criar alternativas para evitar o confronto. É assim, desta forma que muitos mestres de artes marciais, detêm uma filosofia de vida pacifica e colocada em princípios básicos de uma vida saudável, tanto fisicamente como mentalmente. O meu ver, colocam muitos dos princípios Reikianos em prática, por exemplo, ser honesto, não se preocupar, ser trabalhador e aplicado, respeitar todos os seres vivos, não se aborrecer ou zangar e honrar os mais idosos. São um exemplo para a comunidade e para todos os alunos, e conseguiam o respeito pela dedicação e treino.

Ao trabalhar o corpo, por exemplo, no “kickboxing”, além de tonificar músculos e perder peso, acabamos por ser mais ágeis, mais rápidos e desta forma obtemos a capacidade mental de pensar com mais calma, ser mais tolerantes, aumentamos a capacidade de memorização e aumentamos a autoestima, a humildade e a capacidade de perceção. Assim já podem perceber que as duas modalidades (artes marciais e terapias energéticas) são similares no desenvolvimento e evolução do praticante. E para terminar como diz o meu mestre de “kickboxing” Luís Delalande, em tom de brincadeira “nós no “kickboxing” colocamos as nódoas negras, e vocês no Reiki colocam as mãos para retirar as dores”. 

 

 

 

Morada da Sede

Rua do Xisto, n.º 150 . 4475-509 Maia
Tel: 229 607 021 (Chamada para rede nacional)
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário: De 2.º a 6.º Feira das 10:00h às 18:30h

Licenças e Certidões

Entidade registada e licenciada pela ERS

Licença de Funcionamento 20247/2021
Certidão de Registo E152912

Livro de Reclamações