ARTIGOS

Linhagens de Reiki

Linhagens de Reiki

Muitas vezes foi-me perguntado qual é a diferença entre o Reiki Essencial e os outros, Reiki`s, e o porquê de tantas denominações referentes ao ensino do Reiki. Transmito sempre a seguinte frase, “O Reiki é somente um, mas muitas pessoas tentam dividir por pensarem que o seu Reiki é o melhor do que os outros”. Temos de entender de uma vez por todo, que a sabedoria está dividida pelo mundo, e que as pessoas só possuem uma parte dela, e quando isto for aceite por aqueles que se intitulam “mestres da verdade suprema” aí, sim, o ser humano vai atingir a sabedoria total.

E agora para lembrar os mais desatentos, quero dizer que o Reiki Tradicional de Usui, também designado Reiki Ryoho de Usui, é provavelmente o mais próximo daquele que Hawayo Takata trouxe originalmente do Japão, apesar da escola criada por Usui continuar ativa ainda hoje, ela distancia-se do que é ensinado na Europa e na América. Sabemos hoje o que Mikao Usui ensinou a Chujiro, não é nada parecido ao que a Sra. Takata ensinou aos seus alunos. Hoje temos a noção que Chujiro alterou muitos dos ensinamentos de Mikao por não concordar com as práticas esotéricas do seu mestre. Dr. Chujiro alterou e modificou muitos dos ensinamentos, e claramente não os transmitiu a Sra. Takata, e esta, por consequência quando recebeu o ensinamento de Chujiro Hayashi, modificou-o mais uma vez, pois pensava que os americanos não iriam compreender muitos dos ensinamentos do Reiki. Por haver tantas alterações desde o Mikao Usui até a Sra. Takata, a escola de Usui atual não reconhece o Reiki feito fora do Japão, dizendo que o que se ensina nada têm a ver com os verdadeiros ensinamentos budistas de Mikão Usui. Por isso chamam ao Reiki praticado fora do Japão de "Reiki Ocidental", por ter sido adaptado e alterado tantas vezes.

Podemos ver agora, quem apregoava ter o "verdadeiro" conhecimento e a "verdadeira" linhagem de Usui anda enganado há muito tempo. No tempo de Usui o ensino do Reiki era feito em três graus, sendo o terceiro o que dá acesso ao grau de Mestre/Professor. Poucas pessoas eram aceites para a formação de mestre em Reiki Tradicional, mesmo aquelas que podiam dispor de tempo e dinheiro para o fazer, tinham de ser convidadas e prestar serviço e vassalagem ao mestre. Hoje em dia, alguns instrutores dividem o terceiro grau em dois níveis: grau de Reiki III para praticantes e III para instrutores, vindo com isso desvirtuar o Reiki de Usui mais uma vez.

Um dos sistemas alternativos ao Reiki tradicional é o Reiki Radiance que divide a formação em onze graus, declarando que os níveis mais altos vão além e aprofundam os ensinamentos de Takata. É claro que um maior número de graus multiplica o custo final dos ensinamentos, o que leva a um gasto maior de dinheiro e tempo sem, no entanto, aprender mais que os outros. Os métodos de ensino de cada grau também variam, sendo que as maiores variações ocorrem no terceiro grau, onde os métodos para ensinar as sintonizações diferem e muito. O método de iniciação ou sintonização, como também é designado do Reiki Tradicional, exige quatro Iniciações para o módulo 1 e 2, no entanto, atualmente não vejo os mestres de Reiki Tradicional a fazerem isso. Pelo contrário, fazem uma somente iniciação e só durante um dia e acabou a formação. Ainda dizem que era assim no tempo de Mikão Usui. Continuam a enganar as pessoas mais desatentas, lamentavelmente.

Realmente o método de Reiki Essencial, dividiu-se do Reiki Tradicional e adaptou os seus próprios métodos mais modernos, e acabou por usar apenas uma iniciação combinada com a linha da Hara em cada nível, para aumentar a eficácia da iniciação. Tenho visto que o Reiki Essencial com as suas técnicas mentais, espirituais e como cura, têm se destacado por todo o mundo, e o seu ensino torna-se cada vez mais acessível a todos os adultos e crianças. Quanto mais estudo os textos originais de Usui, técnicas e métodos de Reiki desenvolvidos por mestres em todo o mundo, mais percebo que o Reiki é um só, que a energia de cura é uma só, e que só a forma de ensino é que nos divide. Por nós, qualquer método que nos ajude a ensinar melhor e a ser um agente de cura melhor só pode ser excelente. Manter o Reiki fechado e secreto como nos tempos de Usui, já faz parte do passado, atualmente necessitamos de evoluir e aprender, como também as estações mudam, o ser humano deve aprender a ajustar-se aos novos tempos e às novas técnicas que têm sido descobertas.

Por isso, como mestre de Reiki Essencial acrescentei ao Reiki uma mistura de algumas técnicas da ioga kundalini desenvolvidas por outros mestres, e essa mistura tem a necessidade de aperfeiçoar o Reiki e ir ao encontro de servir melhor o seu semelhante. Temos que honrar as origens do Reiki e, simultaneamente, as mudanças do mundo e as necessidades das pessoas respeitadas da terra.

 

 

 

Morada da Sede

Rua do Xisto, n.º 150 . 4475-509 Maia
Tel: 229 607 021 (Chamada para rede nacional)
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário: De 2.º a 6.º Feira das 10:00h às 18:30h

Licenças e Certidões

Entidade registada e licenciada pela ERS

Licença de Funcionamento 20247/2021
Certidão de Registo E152912

Livro de Reclamações