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Pilates

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Escrito por APRE
  

UMA POSTURA DO CORPO 

 

O pilates é um método de alongamento e exercício físico, que utiliza o peso do próprio corpo, baseia-se na anatomia humana e o seu objetivo é fortalecer os músculos que rodeiam e suportam o tronco. Como consequência, melhora a postura, reduz o perímetro abdominal e promove uma maior consciência corporal. Para além disso, estimula o bem-estar psicológico, aumenta a concentração, contraria o stress.

Cada aula de Pilates inicia-se com o alinhamento da coluna, de forma a chegar à chamada postura neutra, contraindo-se ligeiramente a barriga. Esta postura é mantida ao longo dos 50 minutos da aula. Os movimentos são controlados, fluidos e lentos. Cada um deles é suave até se iniciar o próximo, o que permite desenvolver o controlo físico e mental. Assim sendo o pilates é indicado para todas as pessoas. O método de pilates praticasse com roupa confortável (fato de treino).

O pilates está na moda e não é por acaso. Este método de alongamento e exercício físico, que utiliza o peso do próprio corpo, baseia-se na anatomia humana e o seu objectivo é fortalecer os músculos que rodeiam e suportam o tronco. Como consequência, melhora a postura, reduz o perímetro abdominal e promove uma maior consciência corporal. Para além disso, estimula o bem-estar psicológico, aumenta a concentração, contraria o stress e, como se trabalham os músculos pélvicos, beneficia a sexualidade, ajudando também a prevenir a incontinência urinária. Respirar correctamente é essencial em Pilates, ainda que esta possa ser a área mais complicada de dominar. Os movimentos são controlados, fluidos e lentos.

Cada um deles é suave até se iniciar o próximo, o que permite desenvolver o controlo físico e mental. Idealmente, o Pilates funciona como complemento para outra actividade física. 

 

CUIDADOS ESPECIAIS

Quem frequenta as aulas de Pilates deve estar atento aos sinais do seu corpo e informar imediatamente o instrutor se sentir dor. Se algo dói, não é bom sinal. As pessoas estão habituadas a treinar com dor, mas em Pilates não é esse o objectivo e isso não quer dizer que se esteja a fazer bem o exercício. Também se deve perguntar ao instrutor qual o nível da aula adequado ao caso individual, e qualquer pessoa deveria fazer Pilates, pelo menos, duas vezes por semana. Este método pode, aliás, também ser incluído na rotina diária.

 

LOCAL ONDE POSSO FREQUENTAR

Aconselhamos como excelente profissional a professora Andreia que está em Matosinhos e na Maia a ensinar a quem deseje frequentar as aulas. O seu contacto é 933160452.

 

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