Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 229 607 021
info@apre.pt

Escola de Reiki pela APRE

|
Escrito por APRE

1. Destinatários

O Plano de Formação da APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial tem como principais destinatários os intervenientes no processo educativo e formativo no Reiki Essencial:

 

a). Mestres de Reiki Essencial que desejem ter um espaço reconhecido pela associação de Reiki.

b). Desejem ser nossos associados e promotores da divulgação do Reiki Essencial na sua região.

c). Futuros Mestres de Reiki Essencial que estejam a ser formados em breve.

 

2. Necessidades de formação

Dar resposta aos desafios da sociedade, e assente no sistema educativo português, às metas e objetivos previstos no Projeto Educativo da APRE, e às expectativas dos seus profissionais e da comunidade Reikiana são as grandes linhas que norteiam o Plano de Formação da Associação. A partir daí, do estudo da organização, da identificação dos problemas sentidos pelos Mestres de Reiki e pela comunidade educativa e plasmados no Projeto Educativo, definiram-se as áreas prioritárias da formação para os Mestres de Reiki especializados.

 

3. Áreas prioritárias de formação

O novo Projeto Educativo da APRE aponta como prioritárias três linhas de orientação que deverão servir de ponto de referência para as ações de formação em Reiki Essencial a desenvolver nesta associação e que visam promover:

 

1. O sucesso educativo e formativo das formações de Reiki Essencial nos cidadãos e praticantes através de uma formação de qualidade e reconhecida.

2. A participação dos Mestres de Reiki na vida e desenvolvimento mental, emocional e espiritual dos seus educandos nas atividades ligadas ao Reiki.

3. Reconhecimento e legalização do Reiki Essencial como uma formação profissional enquadrada nos critérios de qualidade e ensino, pelos organismos nacionais da formação.

 

4. Mestres de Reiki especializados

Nas áreas de formação no Reiki Essencial os Mestres de Reiki que exercerem funções nesta associação devem ter os seguintes itens, em complemento à formação disponibilizada pelo IEFP Instituto de Emprego e Formação Profissional (CCP) Certificado de Competências Pedagógicas - é a certificação que habilita legalmente qualquer profissional a exercer a atividade de formador, e de outras entidades ou espaços de formação legalmente reconhecidos para a formação contínua do pessoal docente e não docente, a associação procurará dinamizar ações de formação para os Mestres de Reiki, a partir dos seguintes recursos humanos:

 

a) Ser formador reconhecido pelo IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional e com o CCP.

b). Formação no Reiki Essencial a mais de três anos.

c). Espaço próprio de acordo com a linha de orientação dado pela associação.

d). Ser associado da APRE e com as quotas em dia.

e). Ter tido formações de Reiki ou reciclagens de formação pela APRE (obrigatório).

 

5. Propostas de formação acreditada

As propostas de formação que a seguir se apresentam tiveram origem na vontade expressa por alguns Mestres de Reiki em dinamizarem ações de formação nesta associação, e foram recolhidas no final do ano 2013. No ano 2013, a APRE apresentou uma candidatura, a unidade orgânica nuclear com competência específica de gestão do Sistema de Certificação de Entidades Formadoras - de um projeto para o reconhecimento do Reiki Essencial como uma formação profissional e que tem, como objetivo primordial, o desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma metodologia de intervenção para melhorar os resultados médios globais do ensino e formação no Reiki Essencial, prevenindo ou reduzindo assim a má formação e falta de acompanhamento, bem como aumentar o nível de aprendizagem. Neste sentido, houve a aprovação deste referido projeto em 2014, e estão previstas três ações de formação para Mestres de Reiki, a saber:

 

1. Prevê̂ a existência de Workshops de apoio aos Mestres de Reiki, destinados fundamentalmente a criar um plano de orientação e formação de futuros alunos.

2. Criação de um Projeto de Intervenção na Formação de Reiki Essencial, tendo como orientação um ensino mais qualificado e enquadrado nos planos de ensino formativo escolar.

3. Pretende-se que os Mestres de Reiki tenham o CCP - Certificado de Competências Pedagógicas, que indica uma atitude de maior confiança relativamente às suas competências como formadores, e identifiquem formas que se adequem à sua realidade, de partilhar com os seus formandos os momentos de aprendizagem escolar.

 

Conclusão

Sendo o Plano de Formação qualquer associado pode pedir para ser uma Escola de Reiki. Necessariamente deverá preencher o formulário e enviar para associação com todos os elementos necessários. Depois da análise feita é comunicado o resultado final ao associado. O plano prevê as seguintes condições depois de aprovado:

a). o Plano de Formação é avaliado no final de cada ano e revisto sempre que se julgue conveniente, em função de alterações da legislação, dos documentos orientadores do ensino no Reiki ou de outras mudanças relevantes para o referido plano.

b). No caso de se verificarem eventuais necessidades de formação, identificadas futuramente, far-se-á́ uma revisão do presente documento, integrando as respetivas propostas de formação. Igual procedimento se tomará, no final de cada ano, em relação à atualização da formação realizada pelos Mestres de Reiki.

c). Compete ao Conselho Pedagógico da APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial acompanhar a execução do Plano de Formação, produzir e aplicar os instrumentos necessários à avaliação do seu desenvolvimento e apresentar o relatório final de avaliação, evidenciando o seu grau de concretização e o impacto da formação na melhoria das práticas educativas, traduzido na aplicação de inquéritos por questionário.

 

 

 
 

Comentários   

0 #4 Sérgio 21-03-2019 15:59
Boa tarde Assunção.
Foi enviado toda a informação sobre o Reiki para o seu email. Desde já agradeço o seu contacto.
Citar
0 #3 Assunção 20-03-2019 07:56
Bom dia gostaria de saber se vão iniciar algumcurso nivel I e qual é o valor.

Obrigada
Citar
0 #2 Sergio 28-02-2019 09:45
Bom dia Salomé.
Será enviado toda a informação sobre o Reiki para o seu email. Desde já agradeço o seu contacto.
Citar
0 #1 Salomé de 28-02-2019 09:39
Pretendo informacao na área do reike
Citar

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Categoria: