Rua do Xisto, 150,
4475-509 Nogueira da Maia

(351) 229 607 021
info@apre.pt

Conselho Pedagógico Formação da APRE

|
Escrito por APRE
  

UM GRUPO DE APOIO AO REIKI

Na sequência de um trabalho efetuado pela APRE, na conjugação e alinhamento no ensino e formação de praticantes de Reiki, foi desde logo salientada a importância de se implementar um plano de ação na área de formação no Reiki Essencial. Este plano de ação tem como referência o número APRE-PAF-082011. O início deste plano na APRE e a perspetiva defendida pelo grupo de trabalho, visam aconselhar e orientar a formação de Reiki no grau Shoden (grau I), Okunden (grau II) e Shinpiden (grau III) de forma a enquadrar os diversos ensinamentos dos cursos de Reiki Essencial dos nossos associados. Sendo assim o modelo apresentado é adequado às necessidades de ensino e formação dos futuros praticantes.

As bases de ensino diversificadas que são utilizadas pelos diversos Mestres de Reiki, dados através da sua própria experiência é sempre uma maior valia, como também as técnicas de Reiki dadas estão bastante generalizadas. A lógica deste modelo de ensino visa orientar e disciplinar o ensino de Reiki em Portugal, e dar uma consistência mais segura e com padrões normalizados de técnicas como de diagnósticos no Reiki, de forma a todos estarmos bastante corelacionados com um ensino mais correto e seguro para todos.

Na generalidade apesar da informação sobre os cursos e formações de Reiki Essencial ser recolhida e relatada regularmente, é difícil obter informação completa e apropriada. A informação sem qualidade pode causar mais prejuízos do que vantagens, no ensino de um futuro praticante de Reiki. Contudo, a obtenção de informação e técnicas fiáveis e de qualidade pode ser morosa e dispendiosa.

Em Portugal, a classificação e organização da formação de Reiki não é feita por nenhuma associação, e sendo assim a APRE vai dar um primeiro passo na regularização do ensino de Reiki Essencial em Portugal. Nesta primeira fase daremos importância à matéria ensinada (história do Reiki, linhagens, símbolos, princípios do Reiki, chakras, auto cura) como as técnicas utilizadas em cada grau (cura aos outros, diagnóstico, análise, técnicas de iniciação) e ao nível do tempo e acompanhamento em cada grau (apoio pós curso, partilhas, aulas de apoio, workshops).

Nesse sentido e decorrente desta necessidade sentida não só por vários profissionais de Reiki no terreno como pelas escolas, organismos, associações, e dada a importância deste tipo de informação para planeamento da formação dos futuros praticantes, esta associação considerou prioritário a constituição de um grupo de trabalho que abordasse esta problemática e avançasse com um plano de ação na área da formação de Reiki Essencial.

Para tal, foi constituída um Conselho Pedagógico de Formação Contínua de âmbito nacional composta por Mestres de Reiki Essencial, que iniciou o seu trabalho em junho de 2016, para o melhoramento das formações de Reiki Essencial reconhecidas pela DGERT e o IEFP.

 

Maria Conceição Pereira (Presidente)

Carla Cristina Lourenço Fernandes (Vogal)

Luísa Manuela Simões Custódio Santos Salvador (Vogal)

Luís Vítor Cunha Moreira (Vogal)

Vera Mónica Timóteo Oliveira (Vogal)

 

SÃO OBJETIVOS DESTE CONSELHO PEDAGÓGICO:

1.    Desenvolver um plano de ação, faseado, a implementar de forma uniforme e sistemática na formação de Reiki nos diversos graus;

2.    Desenvolver um plano de planificação gerla de formação no Reiki Essencial;

3.    Acompanhar e monitorizar o ensino do Reiki Essencial em Portugal;

4.    Propor recomendações de novas técnicas para o ensino de Reiki Essencial de forma a aumentar a qualidade na formação;

5.    Certificar novas escolas recomendadas pela associação a nível nacional.

 

Com vista a tornar possível no médio prazo a implementação de um modelo de ensino de Reiki Essencial baseado nas necessidades de formação dos futuros praticantes de Reiki, é fundamental o trabalho em desenvolvimento no âmbito deste grupo. A sistematização e regulação da formação de Reiki Essencial e a uniformização de critérios de ensino, permitirá uma gestão dos cursos mais rigorosa, a utilização de normas de orientação Reikiana, critérios de referenciação e técnicas de Reiki mais “convergentes” entre os diferentes graus de Reiki. 

 


 

 

Comentários   

-1 #6 Sérgio 20-09-2016 13:30
Olá Ana Gil, desde já agradeço o seu contacto.
Foi enviado à pouco um email, com toda a informação. Contudo alguma dúvida,não hesite em contactar-nos. Obrigada!
Citar
0 #5 Ana Paula Gil 19-09-2016 09:36
Bom dia
Gostava de saber o valor dia cursos de Reiki e se fazem em qualquer altura
Grata
Citar
0 #4 Sérgio 05-09-2016 12:25
Desde já obrigado pelo seu contacto.
Toda essa informação foi enviada para o seu email à momentos. Qualquer outra questão esteja a sua vontade de nos contactar. Obrigado.
Citar
0 #3 Maria Maciel 04-09-2016 19:28
Boa noite! Gostaria de fazer o curso de reiki geau 1! Sou de Vila do Conde!
Venho por indicação do Sr. Álvaro Ribeiro
Posso saber a duração do curso e os valores???
Obrigado

Atentamente

Maria Ribeiro Maciel
Citar
0 #2 Sérgio 26-08-2016 07:04
Bom dia D.Lurdes.
Já enviei um email a dar indicações das escolas perto de si. Desde já obrigado pelo seu contacto.
Citar
0 #1 Lurdes Sousa 25-08-2016 18:53
Boa noite sou do entroncamento e gostaria de tirar o curso de reiki mas não sei onde me informar. Estive a ver o vossa página e interessou-me. Gostava que me ajudassem. Obrigada
Citar

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Categoria: