Textos sobre o Reiki

5 Princípios do Reiki

5 Princípios do Reiki

Coloque em prática diariamente

Numa determinada altura, já todos ouvimos falar das cinco frases que Usui mencionava nos seus ensinamentos budistas, e as colocou, na prática do Reiki. Os chamados princípios do Reiki, “Gokai Sansho” em japonês, constituem um pequeno conjunto de ensinamentos passados por Mikao Usui.

Alimentação no Reiki

Alimentação no Reiki

Alimentação saudável e energetica

Adotar um estilo de vida saudável tem os seus benefícios óbvios: fomenta a saúde física e melhora o bem-estar mental e espiritual. É também possível alcançar uma maior consciência de si mesmo e dos outros através dum programa de vitalidade e relaxamento. Comer os alimentos adequados, fazer refeições regulares e beber água em quantidade suficiente.

Benefícios do Reiki

Benefícios do Reiki

Conheça as vantagens do tratamento

O Reiki é uma energia curativa redescoberta por Mikao Usui no Japão há mais de um século, e que traz benefícios às pessoas não somente nos seus corpos físicos, mas também emocional, mental e espiritualmente. Tem sido utilizada de uma forma geral para obter a paz e harmonia interna, alterando os pensamentos negativos transformando em positividade.

Escolher um Sensei de Reiki

Escolher um Sensei de Reiki

A importância da escolha

A escolha de um Mestre de Reiki deve ser sempre muito ponderada e acertada. Não é fácil para o comum cidadão avaliar quem possui o treino e experiência competente necessária no ensino de reiki. Hoje em dia é cada vez mais fácil, rápido e barato conseguir um título de Mestre de Reiki. É uma característica do Reiki, funcionar em todos, independentemente da sua consciência.

KI Energia Vital

KI Energia Vital

Entender a energia

Por milhares de anos o Taoísmo ensinou que tudo é feito de uma energia subtil que carrega as forças psíquicas e vitais. Dizem tudo o que é material é formado por quantidades diferentes de dois elementos opostos que chamam de Yin e Yang sendo essa a fonte do Universo, a existência superior como Deus, mas é impessoal.

Mestre artes marciais

Mestre artes marciais

Ser um mestre de artes marciais

Hoje irei falar das habilidades energéticas de um mestre de artes marciais. Muitas pessoas não sabem que no Japão, muitos mestres de Karaté, Aikido, Judo e outras artes marciais são excelentes terapeutas energéticos, equiparando-se aos mestres de Reiki atualmente. Era conseguido essas habibilidades pelo treino mental e energético que a postura das artes marciais, exigiam ao praticante.

Módulo 2 de Reiki

Módulo 2 de Reiki e os seus objetivos

Objetivos da formação

A essência do módulo 2 do Reiki é a cura a distancia, que permite que se envie Reiki a alguém ou algo que não está presente. Requer-se uma grande concentração do módulo 2 é também essenciais para quem deseje tornar-se transmissor de Reiki (Terapeuta de Reiki). Normalmente recomenda-se que os estudantes deixem passar um ou dois meses entre a frequência das aulas do nível 1 e o início da frequência das sessões referentes ao grau 2.

O que pode ser tratado?

O que pode ser tratado com Reiki?

O que esperar numa sessão

Geralmente os tratamentos de Reiki motivam as pessoas e aumentam a sua capacidade para tomarem decisões. Se têm tendência a sofrer de ansiedade, nota-se que ficam menos receosas. O Reiki aumenta a auto confiança e auto estima, faz diminuir a irritabilidade e a impaciência e dá o receptor energia para agir de forma tolerante para com os outros.

Os 7 Chakras

Os 7 Chakras

7 Chakras, o sistema das energias do corpo humano

A palavra chacra ou chakra vem do sânscrito e significa "roda", "disco", "centro" ou "plexo". A forma como os chakras são vistos por clarividentes é como vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais do nosso corpo. Os chakras são pontos de intersecção entre vários planos e através deles o nosso corpo etérico se manifesta mais intensamente no corpo físico.

Pessoas de princípios

Pessoas de princípios

Seja uma pessoa de princípio

Falar deste tema insere alguma controvérsia, por parte de algumas pessoas com uma visão diferente. Agora pensem no seguinte. A morte é certa para todos, só falta saber o ano, mês, dia e a hora. Por isso meus caros amigos, a vida é curta e leva-nos a pensar seriamente em mudar hábitos e atitudes erradas.

Quem era Chujiro Hayashi?

Quem era Chujiro Hayashi?

Dr. Hayashi

Após a morte de Usui, Chujiro Hayashi criou o seu próprio método de cura, “Hayashi Reiki Ryoho Kenkyukai” que significa: Método de Cura Natural Reiki de Hayashi. Ao longo da sua vida, Chujiro Hayashi formou dezasseis Mestres. Abriu uma clínica em Tóquio onde agentes de cura trabalhavam em grupo com os pacientes internados.

 

Quem era Sra Takata?

Quem era Sra Takata?

Hawayo Takata

Hawayo Kawamuru (Takata, mais tarde) nasceu em 24 de dezembro de 1900, numa família de cortadores de abacaxi, na Ilha de Kauai, Havai, em Hanamaulu. As técnicas e métodos de ensino sofreram alterações e vários ramos do Reiki evoluíram. O que é facto, é que todos os métodos funcionam e todos derivam dos ensinamentos de Hawayo Takata.

 

Reiki antes da formação

Sessão de reiki antes da formação

Entender a importância

Muitas vezes esta pergunta foi feita pelos interessados numa formação de Reiki. Outras vezes as pessoas diziam que já tinham sido iniciadas noutros espaços e nada disto tinha sido pedido. Outros compreendiam perfeitamente este pedido. Agora depois de alguns anos a trabalhar com iniciações, vejo que a nossa atitude estava correta.

Reiki e a OMS

Reiki e a organização mundial saúde (OMS)

Organização Mundial de Saúde (OMS)

Após algum estudo nesta matéria não se encontra o Reiki visto como uma terapia apoiada pela OMS. Agora o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), pelo Decreto "Alma Ata" que criou a Medicina Alternativa Internacional e estabeleceu em 1962 a "The Open International University For Complementary Medicines", que envolve diversos segmentos das medicinas não convencionais.

Rituais de iniciação

Rituais de iniciação no Reiki

Iniciação no Reiki

Os rituais de iniciação no Reiki servem para sintonizar as energias do estudante e permitirem-lhe o acesso a um fluxo contínuo de energia Reiki. O Mestre submete cada estudante individualmente a este ritual, usando os símbolos sagrados descobertos pelo Sensei Usui e mantras, ou vibrações sonoras que representam os símbolos.

Seres Iluminados

Seres Iluminados

Terapeutas holísticos

Como formador holístico nos últimos dezasseis anos, já me deu alguma confiança e capacidade para falar dos seres iluminados que tem passado pela minha vida, e tenho visto nas redes sociais. Para quem não sabe a palavra “iluminado no seu termo holístico, é aquele que se iluminou, isto é, transcendeu a forma, vive a sua verdadeira vida, superou toda negatividade em si, em relação ao mundo e a todos os seres e à Natureza.

Terapia preventiva

O Reiki como terapia preventiva

Reiki como terapia preventiva

Tem vindo a observar com atenção o desnorte de algumas personagens da ciência em relação ao Reiki e as terapias complementares. Obviamente, terei de dar algum mérito as críticas proferidas por alguns elementos da sociedade, referente a cura do Reiki.

A cura à distância

A cura à distância

Ajude energeticamente à distância

Quantas vezes ouvimos falar da possibilidade de fazer Reiki a alguém, que não está presente e precisa da sua ajuda? Será isso possível? Essas e muitas outras questões, vou hoje responder neste artigo de esclarecimento. Quando falamos em cura à distância é basicamente o mesmo que falar de um processo de visualização, mas num estado de meditação.

Aura humana

AURA OU CORPO BIOPLASMÁTICO

Aura ou corpo bioplasmático

A aura, segundo várias religiões e tradições esotéricas, é um elemento etéreo, imaterial, que emana e envolve seres ou objetos; é por vezes, também considerada como um atributo inerente aos seres vivos. Há quem diga que vê a aura de seres vivos, e que a forma e a cor da aura refletem o estado físico, mental e emocional da pessoa.

Ensino presencial

Métodos ensino presencial e à distância em Reiki

Perceber as diferenças na formação

Realizar um debate de ideias sobre as políticas de formação à distância e presencial no Reiki e a continuada formação de Mestres de Reiki, e analisá-las no contexto da educação portuguesa é um dos desafios, que me imponho como objetivo deste artigo, em concordância das pesquisas que a APRE como associação de Reiki tem vindo a desenvolver neste campo.

História do Reiki Essencial

História do Reiki Essencial

Entender a origem

O falecimento da Sra. Takata em 11 de Dezembro de 1980, deu inicio a diversidades nas linhagens do Reiki. Desde a morte de Hawayo Takata, o Reiki sofreu muitas mudanças no Ocidente, e Phyllis Furomoto, a sucessora de Takata, e sua neta, é denominada a Grande Mestre do Reiki Tradicional Usui. American International Reiki Association, liderada pela Dra. Barbara Weber Ray.

Linhagens de Reiki

Linhagens de Reiki

Um caminho de aprendizagem

Temos tido ultimamente ouvido falar que no Reiki não se devia falar de linhagens, pois, o Reiki é único e somente um. De alguma forma sentimo-nos tentado a admitir essa verdade, como uma verdade universal, mas depois há algo que questionamos. O aparecimento das linhagens foi algo que aconteceu após a morte da Sra. Takata, devido ao ensino de forma diferenciada dado aos diversos alunos da Sra. Takata.

Módulo 1 de Reiki

Módulo 1 de Reiki e os seus objetivos

Objetivos da formação

O módulo 1 inicia o estudante de Reiki nas técnicas básicas de transmissão de Reiki e inclui o primeiro ritual de iniciação. Objetivos primordiais do módulo 1 são o desenvolvimento interior e a capacidade de se curar a si mesmo. O curso permite também que se saiba como dar um tratamento de Reiki a outras pessoas, como por exemplo familiares e amigos, não será, porém, suficiente para o estudante adquirir as capacidades e a experiência requeridas a um transmissor de Reiki.

Módulo 3 de Reiki

Módulo 3 de Reiki e os seus objetivos

Objetivos da formação

O terceiro módulo é para quem decidir trazer o Reiki à sua vida de forma completa, de modo a dedicar-se a dar e a receber tratamentos. Muitos Mestres dizem que é necessário ter uma grande vocação para tirar o terceiro grau, já que envolve um compromisso de desenvolvimento espiritual e implica uma confiança mais profunda na energia universal.

O Reiki e os símbolos

O Reiki e os símbolos

Trabalhar com os símbolos

No segundo grau do Reiki começamos a trabalhar com símbolos. Com eles podemos canalizar e focar a energia Reiki. É importante tratar os símbolos com respeito e ter uma intenção muito clara ao usá-los. Os símbolos desenham-se com a mão ou mentalmente – visualizando (yantra). Deve-se seguir a sequência e a direção indicadas porque se trata de um fluxo de energia.

Os Falsos Mestres

Os Falsos Mestres

O Reiki "faz de conta"

Nos últimos anos, tenho analisado e visto algo antes inimaginável. Alunos de Reiki em diversos graus que dizem terem sido iniciados no Reiki, mas, no entanto, nada lhes foi aplicado. Estão recebendo falsas iniciações em Reiki. Sei disso tanto pela energia do próprio aluno, avaliando também o seu saber e principalmente pelos sintomas físicos e emocionais de quem supõe ter recebido uma iniciação correta e não o recebeu.

Quem é a Diane Stein?

Quem é a Diane Stein?

Diane Stein, a história de uma aventureira

Antes de tudo quem é Diane Stein? Para perceber e entender a mentora do Reiki Essencial há que perceber quem era esta mulher revolucionária e espiritual. Diane Stein nasceu em 1948, e é uma feminista, Wiccan, da velha filosofia celta. É uma praticante de Reiki e autora de diversos livros, nasceu em Pittsburgh, Pensilvânia e graduou-se na universidade de Duquesne University em 1970.

Quem era Mikão Usui?

 
Quem era Mikão Usui?

As origens do Reiki

Vamos falar das origens do Reiki. Primeiro temos que saber que o mentor do Reiki no mundo, foi atribuída a Mikao Usui, que nasceu no dia 15 de Agosto de 1865, no Japão na vila de Taniai, Prefeitura de Gifu. “A história do Reiki começou em meados do século XIX, onde Mikao Usui, um monge cristão japonês que era diretor da Universidade Doshisha, em Kyoto - Japão.

 

Quem pode aplicar o Reiki?

Quem pode aplicar o Reiki?

Ser um terapeuta de Reiki

Numa fase inicial qualquer pessoa possui a capacidade de aplicar o Reiki ao próximo. O ritual de iniciação ou de sintonização que corresponde ao grau I, desperta e amplia essa força energética vital. Possibilita que ela flua em maior quantidade pelo corpo do aluno. Os rituais de iniciação no Reiki servem para sintonizar as energias do estudante e permitirem-lhe o acesso a um fluxo contínuo de energia.

Reiki como terapia válida

Reconhecimento do Reiki como terapia válida

Trabalho profissional

A alguns dias atrás estava a comentar em grupo com uma pessoa amiga terapeuta de Reiki, que devíamos trabalhar todos em conjunto para ver reconhecido o Reiki como uma terapia válida em Portugal. Falava que o Reiki para ser reconhecido precisava de códigos éticos, regulamentos, espaços adequados a aplicação de Reiki, como o ensino profissionalizado.

Reiki e as doenças

Reiki e as doenças

Tratar a origem da doença

Primeiramente, há que explicar o entendimento que dá o Reiki as doenças, e entender onde encaixa a psicologia com o Reiki. Para nós uma doença é a manifestação final de um problema a nível mental ou emocional ou ainda espiritual  - uso a palavra espiritual sem conotações religiosas, que no Reiki, "espiritual" significa "o mais profundo do nosso ser. 

Ser Mestre de Reiki

Ser Mestre de Reiki

Um caminho de evolução

Falo deste tema sobre ser um bom Mestre de Reiki. Muito se fala em ser Reikiano, falar como um Reikiano, agir como um Reikiano e sentir como um Reikiano. Mas o que realmente tenho assistido é ver pessoas com cursos, e mais cursos e nada possuem no seu interior. São ocos, vazios e desprovidos dos mais elementares princípios culturais e morais.

Sessão de Reiki

Sessão de Reiki

Sessão de reiki, como se processa?

Para se tirar o maior proveito possível de um tratamento de Reiki há que deslocar-se a um espaço que possua sessões de Reiki. O espaço físico deve ser suficientemente grande para não nos sentirmos atrofiados, por outro lado, é preciso criar um certo espaço mental que permita à mente expandir-se e à consciência despertar. O mais importante é ir para o tratamento de mente aberta.

Verdadeira Filosofia Vida

 
Verdadeira Filosofia Vida

Trabalhe com nobreza

Para começar bem o ano lembro as necessárias posturas e maneiras corretas de lidar com a vida e as provas que nos são colocadas. Alguns dias atrás está eu sentado a pensar no início deste ano, e lembrei das seguintes frases que ouvi a algum tempo atrás. Lembro que isto é uma reflexão pessoal para este ano, mas adapta-se a toda a vida.

Morada da Sede

Rua do Xisto, n.º 150. 4475-509 Maia
Tel: 229 607 021 
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário: De 2º a 6º Feira das 10:00h às 18:30h

 

Livro de Reclamações Eletrónico