KI Energia Vital

KI Energia Vital

Entender a energia

Por milhares de anos o Taoísmo ensinou que tudo é feito de uma energia subtil que carrega as forças psíquicas e vitais. Dizem tudo o que é material é formado por quantidades diferentes de dois elementos opostos que chamam de Yin e Yang sendo essa a fonte do Universo, a existência superior como Deus, mas é impessoal.

Especificar o que é o Ki não é uma tarefa fácil, pois os seus significados do Japonês para o Português são diversos. Devemos ter em mente que uma tradução exata é muito difícil. A língua japonesa devido aos seus inúmeros níveis de significados, variando do mundano ao místico, a palavra Ki é frequentemente definido como "espírito", "mente" ou "ar", mas é uma das diversas palavras japonesas que não têm uma correspondência ocidental.

As traduções mais corretas para a palavra KI são aura, ar no seu sentido original. Sabemos que o corpo de um ser humano ou de um animal irradia calor e energia, sendo essa energia a Energia de Vida ou Energia Vital. Esta energia tem tantas designações quantas as culturas existentes. Por exemplo, os Russos chamam-lhe Energia Bioplasmática, os Hunas da Polinésia chamam-lhe Mana, os Índios Iroqueses Americanos chamam-lhe Orenda, na Índia chama-lhe Prana, nos Países Islâmicos designam-na por Baraka e por Chi na China. No Japão, a esta Energia Vital dá-se o nome de Ki e é essa palavra que em conjunto com a palavra Rei que designa a Energia Universal, forma o nome Reiki. Podemos assim, tentar definir duma forma mais simples, o Reiki como, um método que permite a qualquer ser vivo despertar dentro de si e ligar-se à Energia Universal (Rei), para com ela harmonizar a sua própria Energia Vital (Ki) assim como a de qualquer outro ser vivo. 

O Ki é um tipo de energia de vida que o corpo de qualquer ser vivo produz, proveniente de diversas fontes como o ar, a água, os alimentos e o sol, estando o seu estado de saúde dependente do maior ou menor grau de harmonia e fluidez dessa energia. Estados de desarmonia física, mental, espiritual e emocional levam a que a passagem da Ki seja obstruída em determinados locais do nosso corpo, e então, os reflexos a nível físico dão-se sob a forma daquilo que normalmente designamos de doenças. 

Quando a Ki deixa o organismo, a vida cessa. O equilíbrio da nossa energia Ki, é assim essencial para que o organismo tenha um funcionamento perfeito pois está constantemente a ser desequilibrado com angústias, depressões, pensamentos e atitudes negativas, alimentação incorreta, preocupações excessivas, falta de autoconfiança, de amor próprio, entre muitos outros fatores. A nossa energia Ki desgastada pode então ser harmonizada através da energia Rei, através da Energia Universal, promovendo o equilíbrio, o aperfeiçoamento e a melhoria da qualidade de vida em todos os níveis do nosso Ser.

 

O que é a energia KI?

Tantas são as designações e nomes aplicados a essa força eletromagnética que permeia e envolve tudo o que existe no Universo, que sustenta e equilibra a vida e a sua atividade. No Reiki, essa energia é designada como Ki e é capaz de viajar e transportar informação de todo semelhante ao processo sanguíneo ao nosso corpo, conduzindo pelas nossas veias os nutrientes necessários à vida e a sua sustentabilidade. Sabemos que o corpo humano é um complexo de movimentação de energia Ki, que atravessa e se movimenta pelos nossos órgãos internos, pele, nervos e tecidos do nosso corpo.

De acordo a diversos princípios, a energia Ki não pode ser destruída ou simplesmente desfazer, pois trata-se de uma energia capaz de alterar a sua forma dependente dos campos energéticos que venha a ultrapassar. Uma forma prática de demonstrar isso, é imaginar um campo energético à nossa volta que transporta padrões de pensamentos, emoções, sensações e crenças que se vão misturando com outras diversas influências que se encontram à nossa volta. O Ki assemelha-se a um caminho que vai percorrendo e recolhe informação, de uma energia para a outra energia, ou seja, de pessoa para pessoa e liga a todas as coisas do Universo, de tal modo que qualquer acontecimento vai mais cedo ou mais tarde repercutir em cada um de nós.

Sabemos que o pensamento de todos nós ao longo da nossa vida concentra-se naquilo que muitos chamam de “consciência de massa” que envolve todo o nosso planeta. Estamos rodeados de pensamentos e ideias de muitas pessoas, que nos leva a estar em sintonia constante. Se tivermos a capacidade de abstrair e descontrair desses pensamentos, iremos ter a capacidade de visualizar soluções para os nossos problemas. Acreditamos que existem quatro fontes principais de Ki: o Ki do Ar, Ki da Terra, o Ki da água e o Ki do Sol. A energia Ki que absorvemos diariamente transporta consigo algo do ambiente que nos rodeia, e essas concentrações podem influenciar notoriamente o nosso comportamento e alguns padrões na nossa vida. Essa influência energética pode ser afetada pelos tecidos da roupa, pelos locais onde vamos, pelas pessoas que encontramos e ainda pelas atividades que desempenhamos no nosso dia-a-dia. Esses diferentes tipos de Ki que captamos diariamente alteram a composição do Ki interior, criando e influenciado tanto positivamente como negativamente os nossos pensamentos e ações.

 

Comentários   

0 #2 Carlos Malheiro 28-08-2015 08:54
Um bom site de informação ao dispor dos reikianos. Como posso inscrever como associado? Grato.
Citar
0 #1 Anabela Teixeira 16-12-2014 14:18
Li com atenção este texto e desconhecia como reikiana que podíamos aceder a quatro kis. Sempre aprendemos um pouco mais de cada vez. Gostaria perguntar se posso frequentar as vossas aulas de reiki?
Citar

Comentar


Morada da Sede

Rua do Xisto nº 150. Maia
Tel: 229 607 021 
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário: De 2º a 6º Feira das 10:00h às 18:30h

APRE Entidade Formadora Certificada

 

Subscrever a Newsletter

Inscreva-se na nossa lista de e-mails e será atualizado sobre as últimas notícias, sobre a associação.

 registar a newsletter