KI Energia Vital
- Categoria: Textos sobre o Reiki
- Publicado em quinta, 12 maio 2016 00:00
- Escrito por Sérgio Silveira
- Visualizações: 24819
- 09 Abr.

Entender a energia
Especificar o que é o Ki não é uma tarefa fácil, pois os seus significados do Japonês para o Português são diversos. Devemos ter em mente que uma tradução exata é muito difícil. A língua japonesa devido aos seus inúmeros níveis de significados, variando do mundano ao místico, a palavra Ki é frequentemente definido como "espírito", "mente" ou "ar", mas é uma das diversas palavras japonesas que não têm uma correspondência ocidental.
O Ki é um tipo de energia de vida que o corpo de qualquer ser vivo produz, proveniente de diversas fontes como o ar, a água, os alimentos e o sol, estando o seu estado de saúde dependente do maior ou menor grau de harmonia e fluidez dessa energia. Estados de desarmonia física, mental, espiritual e emocional levam a que a passagem da Ki seja obstruída em determinados locais do nosso corpo, e então, os reflexos a nível físico dão-se sob a forma daquilo que normalmente designamos de doenças.
Quando a Ki deixa o organismo, a vida cessa. O equilíbrio da nossa energia Ki, é assim essencial para que o organismo tenha um funcionamento perfeito pois está constantemente a ser desequilibrado com angústias, depressões, pensamentos e atitudes negativas, alimentação incorreta, preocupações excessivas, falta de autoconfiança, de amor próprio, entre muitos outros fatores. A nossa energia Ki desgastada pode então ser harmonizada através da energia Rei, através da Energia Universal, promovendo o equilíbrio, o aperfeiçoamento e a melhoria da qualidade de vida em todos os níveis do nosso Ser.
O que é a energia KI?
Tantas são as designações e nomes aplicados a essa força eletromagnética que permeia e envolve tudo o que existe no Universo, que sustenta e equilibra a vida e a sua atividade. No Reiki, essa energia é designada como Ki e é capaz de viajar e transportar informação de todo semelhante ao processo sanguíneo ao nosso corpo, conduzindo pelas nossas veias os nutrientes necessários à vida e a sua sustentabilidade. Sabemos que o corpo humano é um complexo de movimentação de energia Ki, que atravessa e se movimenta pelos nossos órgãos internos, pele, nervos e tecidos do nosso corpo.
De acordo a diversos princípios, a energia Ki não pode ser destruída ou simplesmente desfazer, pois trata-se de uma energia capaz de alterar a sua forma dependente dos campos energéticos que venha a ultrapassar. Uma forma prática de demonstrar isso, é imaginar um campo energético à nossa volta que transporta padrões de pensamentos, emoções, sensações e crenças que se vão misturando com outras diversas influências que se encontram à nossa volta. O Ki assemelha-se a um caminho que vai percorrendo e recolhe informação, de uma energia para a outra energia, ou seja, de pessoa para pessoa e liga a todas as coisas do Universo, de tal modo que qualquer acontecimento vai mais cedo ou mais tarde repercutir em cada um de nós.
Sabemos que o pensamento de todos nós ao longo da nossa vida concentra-se naquilo que muitos chamam de “consciência de massa” que envolve todo o nosso planeta. Estamos rodeados de pensamentos e ideias de muitas pessoas, que nos leva a estar em sintonia constante. Se tivermos a capacidade de abstrair e descontrair desses pensamentos, iremos ter a capacidade de visualizar soluções para os nossos problemas. Acreditamos que existem quatro fontes principais de Ki: o Ki do Ar, o Ki da Terra, o Ki da água e o Ki do Sol. A energia Ki que absorvemos diariamente transporta consigo algo do ambiente que nos rodeia, e essas concentrações podem influenciar notoriamente o nosso comportamento e alguns padrões na nossa vida. Essa influência energética pode ser afetada pelos tecidos da roupa, pelos locais onde vamos, pelas pessoas que encontramos e ainda pelas atividades que desempenhamos no nosso dia-a-dia. Esses diferentes tipos de Ki que captamos diariamente alteram a composição do Ki interior, criando e influenciado tanto positivamente como negativamente os nossos pensamentos e ações.
Comentários
Subscreva o RSS dos comentários