Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 229 607 021
info@apre.pt

Como deve preparar-se para uma sessão de Reiki

|
Escrito por APRE

 

Sérgio Silveira

Presidente da APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial e fundador da Anastácia Centro de Terapias Alternativas 

www.apre.pt

Para se tirar o maior proveito possível dum tratamento de Reiki há que deslocar-se a uma Escola de Reiki e que possua um espaço. É necessário que o espaço físico seja suficientemente grande para não nos sentirmos atrofiados, por outro lado, é preciso criar um certo espaço mental que permita à mente expandir-se e à consciência despertar. O mais importante é ira para o tratamento de mente aberta. Esse espaço deverá estar o mais acolhedor possível, caso sinta desconfiança deverá pedir para se mostrar onde irá ser feito a cura de Reiki.

POR AS PREOCUPAÇÕES DE PARTE

Os Terapeutas de Reiki acreditam que o recetor não conseguirá beneficiar totalmente da experiência com o Reiki se, ao mesmo tempo estiver concentrado nas suas preocupações. Há que pôr de parte alguma disponibilidade de tempo - na verdade há que pôr de parte as preocupações - para que o Reiki possa fazer efeito. A simples decisão de se porem de lado as preocupações durante uma hora ajudará a tirar mais proveito da sessão de Reiki e a absorver a energia que dela emana. É bom reservamos alguns minutos antes da sessão se iniciar para nos sentarmos e respiramos calmamente para meditarmos ao fundo para nos concentramos.

O QUE VESTIR?

Devem usar roupas confortáveis que de modo algum tolham os movimentos ou impeçam o relaxamento durante a sessão. Não nos podemos também esquecer da temperatura da sala: quando estivermos deitados ou sentados sem nos mexermos, a temperatura do nosso corpo baixa, pelo que se torna importante que a sala não esteja fria. Quando se inicia uma sessão costumam pedir que se tirem os sapatos, o cinto e os óculos e se recomendam que se retirem também o relógio e as joias no inicio do tratamento. Primeiro há que pensar que o Reiki não é uma massagem, e sendo assim não há manipulação dos tecidos no corpo, por isso não há a necessidade de tirar a roupa. O procedimento de cura é por vezes considerado como uma cerimónia de espírito. Neste procedimento cria um padrão de energia em torno do destinatário da cura, que sintoniza o seu campo de energia com as energias do recetor. No reiki a energia fluí perfeitamente em todos os tecidos e ainda hoje não conheço algum obstáculo por causa de alguma peça de roupa.

HIGIENE

Geralmente os transmissores de Reiki lavam as mãos antes de começarem o tratamento. É um ato de cortesia o recetor, por seu turno deverá tomar um banho ou um duche e lavar a cabeça antes de ir a uma sessão de Reiki.

A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA

O primeiro tratamento de Reiki pode trazer consigo uma mudança significativa na vida do recetor. Mas pode não ser exatamente o que se espera. As reações das pessoas à primeira experiência com o Reiki variam consideravelmente, da perplexidade à serenidade, à excitação ou a alegria. Por vezes há também uma profunda libertação de emoções que leva o recetor a soluçar e depois a sentir-se a renascer. A dádiva do Reiki é a capacidade de relaxar e curar, pelo que qualquer que seja a reação inicial, o certo é que se embarcou numa viagem a todos os títulos positiva.

Há quem sinta vontade de dormir depois do Reiki. É uma reação normal. A primeira sessão de Reiki pode abrir novos horizontes, novos desafios e outras oportunidades. O Reiki pode abrir todo um conjunto de áreas da nossa consciência, levando-nos a penetrar em reinos mais vibratórios.

AS REAÇÕES PÓS TRATAMENTO OU AUTOCURA

As primeiras reações a um tratamento de Reiki podem surgir durante a própria sessão ou podem levar horas, ou mesmo dias, até se fazerem sentir. Nenhuma destas situações é incomum. Há que sinta uma reação emocional violenta e se aborreça, irrite ou chore por tudo ou nada. Podem ainda surgir certos sintomas físicos, como calores ou dores de cabeça. São todas elas reações normais e a maior parte dos recetores apercebem-se de que passa rapidamente. O Reiki exerce frequentemente reações a nível fisiológico pelo que a vontade de urinar se intensifica, bem como uma maior atividade da bexiga. São sinais positivos dum maior fluxo de energia e é só por si um ajuste da energia universal no seu corpo. Há também quem ache que depois de uma sessão de Reiki consegue voltar a dormir melhor, isto após anos sofrendo de insônias.

UMA REAÇÃO À CURA

Depois de um tratamento pode sentir-se o que alguns praticantes de Reiki designam de "reação à cura" ou "crise da cura". Nestes casos a pessoa pode sentir-se temporariamente muito pior do que antes de iniciar o tratamento. Esta fase é normalmente de curta duração e mais tarde pode ser interpretada com o reequilíbrio e o centralizar duma força energética que até então causava algum distúrbio interior. Pode ser uma fase dolorosa e perturbante, mas que normalmente passa ao fim de algumas horas ou no dia seguinte. Por isso esteja preparado para todas estas situações e siga com prudência a sua escolha da primeira sessão de Reiki.

 
 
 

Comentários   

0 #1 Carlos Quaresma 16-12-2014 14:05
Estou novamente a fazer outra pergunta. Desculpem ser um pouco chato, mas preciso saber como detectamos se estamos com um bom terapeuta de reiki, e se é o local certo para fazer uma cura?
Citar

Comentar


Código de segurança
Atualizar