Textos e Artigos Cientifícos de Reiki

Blog com artigos sobre Reiki, terapias energéticas e estudos científicos sobre os benefícios do Reiki no bem-estar físico, emocional e espiritual.

Morte e a Vida: Reavaliar Prioridades

Morte e a Vida: Reavaliar Prioridades

Introdução

O texto de Sérgio Silveira é uma meditação sobre a Morte e a Vida, com o propósito de alertar os leitores sobre a brevidade da existência e a necessidade urgente de reavaliar prioridades e mudar atitudes negativas. O autor critica veementemente a obsessão por trivialidades e a negatividade destrutiva. Sérgio Silveira usa a certeza da morte física como um catalisador para a reflexão, incentivando a uma vida mais plena, consciente e livre de trivialidades e negatividade.

Image

I. A Certeza e a Curta Duração da Vida

A vida é uma jornada com um fim certo (a morte física), o que exige uma mudança urgente de pensamentos e atitudes.

Foco Errado: Muitos gastam a vida focados em objetivos fúteis:

  1. Serem famosos, ricos, poderosos.
  2. "Chatear os outros" (cuja função é questionada, talvez para testar a paciência).

Perda de Tempo: O tempo é gasto a preocupar-se e a falar de trivialidades e coisas banais (roupa, viagens, unhas partidas, pesquisar a vida dos outros no Facebook).

 

II. Crítica às Atitudes Destrutivas e Negativas

O autor destaca vários grupos que, com o seu comportamento, desperdiçam a vida e comprometem a saúde.

 

1. O Descuido com o Corpo Físico:

  1. Erro: Não tratar bem o único corpo que se possui (falta de alimentação, cuidado e proteção).
  2. Exemplo: Pessoas que trabalham excessivamente, alimentam-se mal e dormem poucas horas com o objetivo de ganhar dinheiro para a família.
  3. Recompensa Final: Doenças e morte prematura. O autor questiona: "Será que valeu a pena?"

 

2. A Vítima (O "Mártir"):

  1. Atitude: Pessoas que passaram a vida a serem negativas, achando que o mundo está contra elas, carregando uma "cruz".
  2. Consequência: Anos de angústias, medos e sofrimentos que resultam em problemas de ordem física e mental. O autor questiona novamente: "Valeu a pena?"

 

3. Os Invejosos (As "Aves de Mau Agoiro"):

  1. Comportamento: Cobiçam constantemente o que os outros têm e querem ser sempre os melhores. Espalham mentiras sobre o sucesso alheio (fugir às finanças, enganar alguém).
  2. Final da Vida: Acabam a sua "miserável vida, sem amigos, dinheiro ou saúde."

 

III. O Apelo à Vida Plena e ao Propósito

O autor conclui com um forte incentivo a uma vida focada no amor, no carinho e no crescimento.

  1. Prioridades: Viver plenamente, sem restrições, amar quem está por perto, proteger a família, dar atenção e carinho.
  2. O Verdadeiro Legado: "Nada mais levamos para o outro mundo do que recordações" daquilo que passamos. São essas memórias que "fazem sorrir e enaltecem a alma".

Chamada Final à Ação:

  1. Viver plenamente e cheio de esperança.
  2. Partilhar o conhecimento com os outros.
  3. Concentrar-se no que é mais importante e desviar-se do que não faz evoluir e crescer.
  4. "Só por hoje, tome a sua decisão, pois, não sabe se haverá um amanhã."
  5. O autor realça a importância de memórias e recordações como o único legado que levamos.

You might like these articles

Seja o primeiro a receber as nossas newsletters

Receba dicas de tratamentos, formações, eventos e conselhos de bem-estar diretamente na sua caixa de correio.

Por favor preencha o campo obrigatório.