CÓDIGO DOS MESTRES

Código Ético Mestres

Código Ético Mestres

Conduta ética no ensino

A APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial apresenta para os seus associados o Código de Ética para Mestres de Reiki Essencial - CEMRE-0410. Estas regras é de aceitação obrigatória aos membros, e não pretende interferir com os conteúdos dos cursos, mas sim com a qualidade dos mesmos, garantindo aos alunos as melhores bases para o seu ensino. Como todos nós nos esforçamos para tornar o Reiki uma prática terapêutica natural, e reconhecida oficialmente, não devemos descurar o seu ensino, pois, este terá bastante influência na forma como os alunos o praticarão. 

Um bom Mestre de Reiki Essencial, deve assumir a responsabilidade do que ensina, e como ensina, de uma forma competente e eficiente, garantindo aos seus alunos a possibilidade de serem bons praticantes e terapeutas. Este código é sempre complementar ao código de ética Profissional para Terapeutas de Reiki. Este código está em discussão aberta para alterações se for necessário.   

  • Ao trabalhar com a Energia Universal, o Mestre de Reiki precisa consciencializar-se de que utiliza somente o poder da energia
  • Estude muito bem a diferença entre o religioso e o sagrado, pois, o Reiki não é religião, mas faz parte dos princípios sagrados da inteligência universal de cura
  • A caminhada no Reiki é o compromisso pessoal para nos libertar-nos do nosso karma, e tornar-nos curadores em troca dessa libertação
  • É necessário respeito no Reiki, tanto nas técnicas aprendidas, como com os nossos alunos, clientes, a hierarquia das coisas, a linhagem a quem pertencemos, os símbolos sagrados e, principalmente, respeitar-nos a nós próprios
  • Tente sempre ser o mais perfeito e honesto possível consigo e os outros, sem misturar prosperidade com ganância. Dinheiro é o resultado do seu trabalho, do seu suor e da sua dedicação
  • Não misture a sua vida pessoal com a sua profissão, nem tente transferir para os alunos e clientes os seus problemas pessoais
  • Qualquer profissional de Reiki desequilibra-se, se não cuidar de si. O mestre de Reiki precisa procurar sempre o equilíbrio emocional, pela prática e pela terapia
  • Ser instruído é algo que um mestre de Reiki precisa ser, por isso aconselhamos a uma leitura cuidadosa de textos e livros sobre a matéria. Dependendo da situação, tenha a humildade de dizer que não sabe, e vai procurar alguém que saiba
  • Não tente modificar o Reiki com sufixos e misturas com a ciência ou a religião, pensando ganhar com isso maior credibilidade na sociedade
  • Cada mestre tem a sua parcela no universo, e o aluno é quem escolhe o local, e tem todo o direito de questionar sobre a linhagem, data de iniciação, local, etc. Um mestre de Reiki que se preza antecipa todas essas informações e essa facilidade dá segurança ao aluno, além de ser puramente um código de ética correta
  • Cada um de nós funciona como um pilar dos desígnios de todos os grupos universais da luz e do bem, inclusivamente de não podermos discriminar qualquer ser humano somente pela sua cor, religião ou classe social. Aos preconceituosos recomendamos o estudo sobre a compaixão e amor incondicional para com todo o ser vivo

 

APRE-CEMRE-0410

Na sequência de um trabalho efetuado pela APRE, na conjugação e alinhamento no ensino e formação de praticantes de Reiki, foi desde logo salientada a importância de se implementar um plano de ação no código de ética para mestres de Reiki Essencial, como referência o número CEMRE-0410. O início deste plano na APRE e a perspetiva defendida pelo grupo de trabalho, visam aconselhar e orientar a formação de Reiki no grau Shoden (módulo 1), Okuden (módulo 2) e Shipinden (módulo 3) de forma a enquadrar estas regras que são de aceitação obrigatória aos membros, e não pretende interferir com os conteúdos dos cursos, mas sim com a qualidade dos mesmos, garantindo aos alunos as melhores bases para o seu ensino.
 
Como todos nós nos esforçamos para tornar o Reiki uma prática terapêutica natural, e reconhecida oficialmente, não devemos descurar o seu ensino, pois este terá bastante influência na forma como os alunos o praticarão.os diversos ensinamentos dos cursos de Reiki Essencial dos nossos associados. Sendo assim o modelo apresentado é adequado às necessidades de ensino e formação dos futuros praticantes. As bases de ensino diversificadas que são utilizadas pelos diversos Mestres de Reiki, dados através da sua própria experiência é sempre uma maior valia, como também as técnicas de Reiki dadas estão bastante generalizadas. A lógica deste modelo de ensino visa orientar e disciplinar o ensino de Reiki em Portugal, e dar uma consistência mais segura e com padrões normalizados de técnicas como de diagnósticos no Reiki, de forma a todos estarmos bastante co-relacionados com um ensino mais correto e seguro para todos. 

Na generalidade apesar da informação sobre os cursos e formações de Reiki Essencial ser recolhida e relatada regularmente, é difícil obter informação completa e apropriada. A informação sem qualidade pode causar mais prejuízos do que vantagens, no ensino de um futuro praticante de Reiki. Contudo, a obtenção de informação e técnicas fiáveis e de qualidade pode ser morosa e dispendiosa. 

Em Portugal, a classificação e organização da formação de Reiki não é feita por nenhuma associação, e sendo assim a APRE vai dar um primeiro passo na regularização do ensino de Reiki Essencial em Portugal. Nesta primeira fase daremos importância à matéria ensinada (história do Reiki, linhagens, símbolos, princípios do Reiki, chakras, autocura) como as técnicas utilizadas em cada grau (cura aos outros, diagnóstico, análise, técnicas de iniciação) e ao nível do tempo e acompanhamento em cada grau (apoio depois do curso, partilhas, aulas de apoio, “workshops”). 

Nesse sentido e decorrente desta necessidade sentida não só por vários profissionais de Reiki no terreno como pelas escolas, organismos, associações, e dada a importância deste tipo de informação para planeamento da formação dos futuros praticantes, esta associação considerou prioritário a constituição de um grupo de trabalho que abordasse esta problemática e avançasse com um plano de ação na área da formação de Reiki Essencial. Para tal, foi constituída uma equipa de âmbito nacional composta por Mestres de Reiki Essencial, que iniciou o seu trabalho em maio de 2011. 

 

APRE-CEMRE-0410

Download

 

Código de ética para Mestres de Reiki.

12 páginas - documento aprovado pela Direção da APRE.

Atualizado em 09/11/2011, pelo grupo de trabalho para a regulamentação da terapia de Reiki Essencial.

 

Contributo dos associados

  • Sérgio Silveira
  • Conceição Pereira
  • Helga Paiva

 

 

 

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