Com um profundo orgulho, destacamos um dos projetos mais significativos e pioneiros de implantação do Reiki em ambiente escolar em Portugal. Graças ao empenho da APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial e da colaboração das escolas do Agrupamento de Escolas de Amarante e Marco de Canaveses, a iniciativa ganhou vida durante o ano letivo de 2010/2011.
Objetivos E Liderança Do Projeto:
O projeto foi proposto e liderado pelas dedicadas coordenadoras Teresa Silva (Terapeuta de Reiki) e Delfina Reis (Mestre de Reiki) no Agrupamento Vertical de Escolas de Marco de Canaveses.
Os objetivos eram ambiciosos, visando transformar o ambiente escolar através da energia do Reiki:
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Melhoria Comportamental: Amenizar os problemas de indisciplina.
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Qualidade de Vida: Promover um ambiente de trabalho e estudo mais harmonioso para alunos e professores.
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Bem-Estar Global: Elevar a qualidade de vida de toda a comunidade escolar.
Um Marco Histórico E Resultados De Sucesso:
Este projeto não foi apenas uma iniciativa local, mas um dos primeiros e mais importantes projetos em Portugal a introduzir o Reiki como uma ferramenta de desenvolvimento e bem-estar no sistema educativo.
O seu sucesso foi celebrado publicamente no Colóquio de Reiki organizado a 7 de abril de 2011 no auditório da Igreja Santa Maria Fornos, em Marco de Canaveses, que contou com a presença de mais de 150 alunos e professores.
Os resultados obtidos ao longo dos três anos de existência do projeto vieram demonstrar que os objetivos iniciais foram largamente superados, comprovando a eficácia do Reiki na promoção de um ambiente de aprendizagem mais calmo e produtivo.
Este êxito só foi possível graças à colaboração essencial e à organização exemplar de todos os envolvidos, incluindo o Serviço de Psicologia e Orientação da Escola, os Encarregados de Educação e a APRE.
Condições Logísticas:
Foi criada uma sala própria e adequada só para a prática do Reiki (limpa, calma e organizada para transmitir paz e tranquilidade) e fichas de registo e sinalização e de acompanhamento.
Coordenadores:
Psicóloga: Dra. Carla Caldeira
Mestre de Reiki: Delfina Reis
Terapeuta de Reiki: Teresa Silva
Terapeuta de Reiki: Ana Peixoto
Terapeuta de Reiki: Angelina Fernandes
Objetivos Do Projeto:
- Amenizar os problemas de indisciplina.
- Melhorar a qualidade de vida e do trabalho dos alunos e professores (aumento da concentração e de atenção, aumento de autoestima).
- Permitir-lhe aproveitar os seus potenciais e acredita nelas.
- Capacitá-los a conhecer tais potenciais e saber usá-los de forma construtiva.
- Aumentar a sua habilidade em usar o cérebro e as suas funções (atenção, concentração, memória, criatividade e aprendizagem).
Resultados Consolidados Do Projeto Educativo E Terapêutico:
Com a conclusão do nosso plano de ação (2011-2013), é com grande satisfação que apresentamos os resultados transformadores da integração do Reiki no ambiente escolar. Após a identificação das necessidades e dificuldades específicas do agrupamento, definimos prioridades que foram integralmente alcançadas e, em muitos aspetos, superadas.
Impacto Direto No Desempenho Escolar E Comportamental:
O Reiki demonstrou ser um poderoso catalisador para a promoção de um ambiente educativo mais harmonioso. Os resultados mais significativos incluem:
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Sucesso e Percurso Escolar: O projeto contribuiu ativamente para a promoção do sucesso e aproveitamento escolar, incentivando a conclusão do percurso educativo dos jovens.
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Melhoria Comportamental: Observou-se uma melhoria notável no comportamento dos alunos que participaram nas sessões de Reiki, tanto no contexto escolar quanto no ambiente familiar.
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Relações Interpessoais: Houve um significativo combate à indisciplina e aos comportamentos desadequados, promovendo relações interpessoais mais saudáveis e uma interligação mais eficaz entre professores e alunos.
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Função Cognitiva: Os participantes demonstraram uma melhoria na memória e na capacidade de concentração, facilitando o processo de aprendizagem.
Compromisso De Continuidade E Agradecimento:
Compreendendo que este projeto cumpriu os seus objetivos iniciais e demonstrou um valor inquestionável para a comunidade escolar, a APRE manterá o apoio e a aplicação contínua do Reiki, juntamente com o gabinete de psicologia. Esta colaboração visa consolidar a harmonia e o equilíbrio entre alunos, pais e professores.
Expressamos o nosso mais profundo e sincero agradecimento a todos os intervenientes neste projeto — professores, pais, terapeutas e, acima de tudo, aos alunos — pela vossa dedicação, abertura e disponibilidade. Foi graças ao vosso empenho que esta transformação pôde ocorrer de uma forma tão suave, construtiva e bem-sucedida.
A Direção
Sérgio Silveira
Presidente da APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial