CATEGORIA DE ARTIGOS

Reiki na Escola: Projeto Pioneiro em Amarante e Marco de Canaveses

Com um profundo orgulho, destacamos um dos projetos mais significativos e pioneiros de implantação do Reiki em ambiente escolar em Portugal. Graças ao empenho da APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial e da colaboração das escolas do Agrupamento de Escolas de Amarante e Marco de Canaveses, a iniciativa ganhou vida durante o ano letivo de 2010/2011.

 

Objetivos E Liderança Do Projeto:

O projeto foi proposto e liderado pelas dedicadas coordenadoras Teresa Silva (Terapeuta de Reiki) e Delfina Reis (Mestre de Reiki) no Agrupamento Vertical de Escolas de Marco de Canaveses.

Os objetivos eram ambiciosos, visando transformar o ambiente escolar através da energia do Reiki:

  • Melhoria Comportamental: Amenizar os problemas de indisciplina.

  • Qualidade de Vida: Promover um ambiente de trabalho e estudo mais harmonioso para alunos e professores.

  • Bem-Estar Global: Elevar a qualidade de vida de toda a comunidade escolar.

 

Um Marco Histórico E Resultados De Sucesso:

Este projeto não foi apenas uma iniciativa local, mas um dos primeiros e mais importantes projetos em Portugal a introduzir o Reiki como uma ferramenta de desenvolvimento e bem-estar no sistema educativo.

O seu sucesso foi celebrado publicamente no Colóquio de Reiki organizado a 7 de abril de 2011 no auditório da Igreja Santa Maria Fornos, em Marco de Canaveses, que contou com a presença de mais de 150 alunos e professores.

Os resultados obtidos ao longo dos três anos de existência do projeto vieram demonstrar que os objetivos iniciais foram largamente superados, comprovando a eficácia do Reiki na promoção de um ambiente de aprendizagem mais calmo e produtivo.

Este êxito só foi possível graças à colaboração essencial e à organização exemplar de todos os envolvidos, incluindo o Serviço de Psicologia e Orientação da Escola, os Encarregados de Educação e a APRE.

 

Condições Logísticas:

Foi criada uma sala própria e adequada só para a prática do Reiki (limpa, calma e organizada para transmitir paz e tranquilidade) e fichas de registo e sinalização e de acompanhamento.

 

Coordenadores:

Psicóloga: Dra. Carla Caldeira

Mestre de Reiki: Delfina Reis

Terapeuta de Reiki: Teresa Silva

Terapeuta de Reiki: Ana Peixoto

Terapeuta de Reiki: Angelina Fernandes

 

Objetivos Do Projeto:

  • Amenizar os problemas de indisciplina.
  • Melhorar a qualidade de vida e do trabalho dos alunos e professores (aumento da concentração e de atenção, aumento de autoestima).
  • Permitir-lhe aproveitar os seus potenciais e acredita nelas.
  • Capacitá-los a conhecer tais potenciais e saber usá-los de forma construtiva.
  • Aumentar a sua habilidade em usar o cérebro e as suas funções (atenção, concentração, memória, criatividade e aprendizagem).

 

Resultados Consolidados Do Projeto Educativo E Terapêutico:

Com a conclusão do nosso plano de ação (2011-2013), é com grande satisfação que apresentamos os resultados transformadores da integração do Reiki no ambiente escolar. Após a identificação das necessidades e dificuldades específicas do agrupamento, definimos prioridades que foram integralmente alcançadas e, em muitos aspetos, superadas.

 

Impacto Direto No Desempenho Escolar E Comportamental:

O Reiki demonstrou ser um poderoso catalisador para a promoção de um ambiente educativo mais harmonioso. Os resultados mais significativos incluem:

  • Sucesso e Percurso Escolar: O projeto contribuiu ativamente para a promoção do sucesso e aproveitamento escolar, incentivando a conclusão do percurso educativo dos jovens.

  • Melhoria Comportamental: Observou-se uma melhoria notável no comportamento dos alunos que participaram nas sessões de Reiki, tanto no contexto escolar quanto no ambiente familiar.

  • Relações Interpessoais: Houve um significativo combate à indisciplina e aos comportamentos desadequados, promovendo relações interpessoais mais saudáveis e uma interligação mais eficaz entre professores e alunos.

  • Função Cognitiva: Os participantes demonstraram uma melhoria na memória e na capacidade de concentração, facilitando o processo de aprendizagem.

 

Compromisso De Continuidade E Agradecimento:

Compreendendo que este projeto cumpriu os seus objetivos iniciais e demonstrou um valor inquestionável para a comunidade escolar, a APRE manterá o apoio e a aplicação contínua do Reiki, juntamente com o gabinete de psicologia. Esta colaboração visa consolidar a harmonia e o equilíbrio entre alunos, pais e professores.

Expressamos o nosso mais profundo e sincero agradecimento a todos os intervenientes neste projeto — professores, pais, terapeutas e, acima de tudo, aos alunos — pela vossa dedicação, abertura e disponibilidade. Foi graças ao vosso empenho que esta transformação pôde ocorrer de uma forma tão suave, construtiva e bem-sucedida.

 

A Direção

Sérgio Silveira

Presidente da APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial

 

 

 

 

 

 

Morada da Sede

Rua do Xisto, n.º 150 . 4475-509 Maia
Tel: 229 607 021 (Chamada para rede nacional)
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário: De 2.º a 6.º Feira das 10h00 às 18h30

Licenças e Certidões

Entidade registada e licenciada pela ERS

Licença de Funcionamento 20247/2021
Certidão de Registo E152912

APRE DGERT

APRE nas redes sociais

Youtube Facebook Instagram