Ser voluntário é:
- Assumir um compromisso com a organização promotora de voluntariado
- Desenvolver ações de voluntariado em prol dos indivíduos, famílias e comunidade
- Comprometer-se, consoante as suas aptidões e no seu tempo livre
Atuação como voluntário:
Atuar como voluntário é ter um ideal pelo prazer de ajudar o próximo, que assenta numa relação de solidariedade traduzida em:
- Liberdade, igualdade e pluralismo no exercício de uma cidadania ativa
- Responsabilidade pelas atividades que desenvolve com os destinatários
- Participação nas atividades a desenvolver pela organização promotora na aplicação do Programa de Voluntariado
- Gratuitidade no exercício da atividade, mas sem ser onerado com as despesas dele decorrente
- Complementaridade com a atividade dos profissionais, sem os substituir
- Convergência e harmonização com os interesses dos destinatários da ação e com a cultura e valores das organizações promotoras
Projeto de voluntariado de Reiki
O Projeto de Voluntariado de REIKI pretende promover uma experiência sensitiva bilateral a grupos de voluntários, pertencentes as associações envolvidas no setor de cuidados de saúde. Em 13 de fevereiro de 2017 a APRE enquanto parceira da ADL Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma, assinamos um protocolo entre si, com o objetivo principal proporcionar aos doentes hemato-oncológicos a melhoria de qualidade de vida, através da aplicação de Reiki como terapia complementar.
Desta forma pretende-se a melhoria da qualidade de vida do doente, em todos os seus componentes, física, mental, espiritual e emocional. Assim, e nestes doentes torna-se uma ajuda muito significativa, nomeadamente, nas seguintes situações:
- Diminuir/anular o “stress”, medos e receios
- Diminuir/anular a ansiedade e o sofrimento
- Estimular a confiança, no tratamento, na equipa e em si próprio
- Diminuir (anular os efeitos colaterais da quimioterapia e outros (náuseas, vómitos, diarreia, febre, etc)
- Diminuir/anular a dor física
- Melhorar a autoestima
- Aprender a positividade do pensamento
- Aceitar a autoimagem e aparência
- Promover o relaxamento e leveza no pensamento
- Ajudar a modificar o comportamento
- Ajudar a encontrar o conhecimento do seu eu interior
- Promover a interiorização de novos valores
- Acreditar num novo dia e força para vencer o tratamento, a doença, etc
- Adquirir paz interior
- Acreditar no valor da terapia
- Melhorar o sono e repouso
- Ajudar a morrer com serenidade
Assim sendo, dispomos desde 2017 de catorze terapeutas que aplicam sessões de Reiki aos doentes hemato-oncológicos para a melhoria de qualidade de vida, através da terapia de Reiki como terapia complementar. A APRE em sintonia com o coordenador do voluntariado, Sérgio Silveira, juntam esforços para uma melhoria significativa nos doentes hemato-oncológicos no Hospital de São João. Quero desde já agradecer ao empenho e carinho demonstrado pela coordenadora e investigadora do voluntariado, enfermeira Zilda Alarcão e a presidente da ADL, Dra. Maria Fátima Ferreira na assinatura deste protocolo.
Lista de voluntários com competências em Reiki
1. Sérgio Silveira, Licenciado em Psicologia, Presidente da APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial. Possui o nível de Mestre de Reiki Essencial. É responsável pela coordenação do projeto no CHSJ desde março de 2019.
2. Sara Pereira, possui a formação em Indian Massagem e Shiatsu, tem a formação em primeiros socorros. Possui o nível de Mestre de Reiki Essencial
3. Maria José Moreira Soares, possui o curso técnico de agente de Geriatria desde 2010. Possui o nível de Mestre de Reiki Essencial.
4. Sofia Raquel Sousa Azevedo, possui a formação em Indian Massagem e Shiatsu, e desenvolve esta atividade nesta área. Possui o nível de Mestre de Reiki Essencial.
5. Isabel Saraiva, possui a formação em Shiatsu e voluntária no Joãozinho - Hospital Pediátrico S. João. Possui o nível de Mestre de Reiki Essencial.
6. Marco Conde, possui a Licenciatura em Biologia Celular e desenvolve esta atividade nesta área. Possui o nível de Mestre de Reiki Essencial.
7. Manuela Nogueira, Licenciada em Enfermagem e trabalha no CHSJ, possui o 3.º nível de Reiki Essencial.
8. Raquel Soares, possui o Curso técnico de agente em Geriatria e desenvolve esta atividade nesta área. Possui o nível de Mestre de Reiki Essencial.
9. Amélia Silva, Licenciada em Enfermagem e Enfermeira Graduada e Aposentada do Centro de Saúde de Arcozelo, Vila Nova de Gaia, possui o 2.º nível de Reiki Essencial.
10. Luís Vítor Moreira, possui a formação em Shiatsu. Coordena o Centro de Formação de Reiki “Força da Mente” em Felgueiras. Possui o nível de Mestre de Reiki Essencial.
11. Ana Batista, Licenciada em Enfermagem e desenvolve a sua atividade na ULS, de Matosinhos. Possui o nível de Mestre de Reiki Essencial.
12. Noel Peralta, Licenciado em Medicina Tradicional Chinesa. Profissionalmente trabalha no âmbito desta área, e colabora com a ADL. Possui o nível de Mestre de Reiki Essencial.
13. Adelaide Horta, Licenciada em Enfermagem, e Enfermeira Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica, na Consulta Externa do Hospital Magalhães. Possui o Terceiro Nível de Reiki Tradicional Tibetano.
14. Alda Todo Bom, Licenciada em Enfermagem e Enfermeira Especialista, em Saúde Mental e Psiquiátrica, no Hospital Magalhães Lemos. Possui o nível de Mestre de Reiki Essencial.
Quero ser voluntário deste projeto
(art.º 3.º da Lei n.º 71/98, de 3 de novembro)
É o indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma organização promotora. A qualidade de voluntário não pode, de qualquer forma, decorrer de relação de trabalho subordinado ou autónomo, ou de qualquer relação de conteúdo patrimonial com a organização promotora, sem prejuízo de regimes especiais constantes da Lei.
Requisitos
- Ser profissional na área da saúde ou com formação certificada
- Ser associado e com as quotas em dia
- Ter pelo menos o curso de nível 2 de Reiki