ARTIGOS

Terapeuta holístico

Terapeuta holístico

Atualmente todos desejam ser um Terapeuta Holístico, seja nas áreas mais espirituais ou mais terapêuticas. Esses desejos de entrar na área holística já constato há algum tempo, e fico a pensar nos seus motivos. Muitos pensam, que é uma área “fácil”. As formações por não estarem regulamentadas, podemos tirar formações atrás de formações de uma forma rápida e sem muitos custos associados.

Temos cursos de Reiki de seis horas por 30 euros, formações de massagem com quatro horas por 25 euros, professor de “tai-chi” com formação de oito horas por 60 euros, e uma lista infindável de formações tipo “fast food” para todos os gostos. E quem ganha nisto tudo? Com certeza não será o cliente destes Terapeutas Holísticos. Pois, os Terapeutas somente têm um certificado (não reconhecido) na parede do seu belo espaço de trabalho. Quem ganha são aqueles que continuam a dar formações rápidas e com custos baixos, pois assim enganam mais algumas “almas” distraídas.

Depois vemos Terapeutas com seis a dez certificados na parede a falarem de temas que pouco dominam, mas para quem não sabe, esses Terapeutas parecem falar a maior verdade do mundo. A meu ver, tudo isso está errado, tanto para Terapeutas como os formadores. Todos desejam ajudar os outros, trabalhar por conta própria em algo que gostamos, ganhar dinheiro honestamente e contribuir com o nosso conhecimento na construção de ideias, pessoas e da sociedade. Nada disso é errado. É errado pensar que tirando esses cursos, tipo “fast food” vão contribuir com algo positivo na sociedade, pois o que estão a passar é que estas terapias holísticas de apoio à saúde são técnicas fáceis e todos podem tirar. Enganam-se que assim pensa, pois, o que tenho visto é que muitos entram neste mundo, e após fazerem asneiras nos tratamentos, acabam por saírem desiludidos, pois pensavam como tinham tantos cursos fariam deles seres “iluminados”. Que tanta ingenuidade tem essas cabeças ocas.

Como sempre ouvi falar, devemos começar a pensar com a cabeça, troco e membros e deixar de sonhar com uma sociedade bela e colorida. A sociedade sabe separar o trigo do joio e assim os maus Terapeutas dos excelentes Terapeutas. E sempre foi assim, desde os tempos antigos, que os charlatões eram corridos à pedrada das aldeias, e com certeza já não iriam pregar mais por aquelas bandas. Que belos tempos. Agora tudo é mais brando, até temos medos de fazer queixa, pois fazer queixa dá muito trabalho (pagar ao tribunal, pagar o papel para fazer a queixa, faltar ao trabalho para fazer uma reclamação, etc.) por isso já não atiramos pedras, somente falamos para dentro. Temos de deixar de ter medo e falar do que está certo ou errado. Devemos dizer e alertar para o perigo e escrever sobre o assunto, e expor quando for caso, as pessoas ou locais que procedem mal. Assim, sim, estaremos a contribuir para as mudanças éticas positivas na nossa sociedade. Um bem-haja para quem teve tempo para ler este artigo.

 

 

 

Morada da Sede

Rua do Xisto, n.º 150 . 4475-509 Maia
Tel: 229 607 021 (Chamada para rede nacional)
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário: De 2.º a 6.º Feira das 10:00h às 18:30h

Licenças e Certidões

Entidade registada e licenciada pela ERS

Licença de Funcionamento 20247/2021
Certidão de Registo E152912

Livro de Reclamações